Diocese de Abaetetuba

Portal de notícias da Diocese de Abaetetuba

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Diocese de Abaetetuba

Diocese de Abaetetuba em Festa! D. José Maria chegou!

E-mail Imprimir PDF

 

Bem vindo Dom José Maria, novo bispo de Abatetetuba!

 

Cerca de cinco mil pessoas participaram da missa de pos­se de Dom José Maria Chaves dos Reis, no sábado, 19 de outubro de 2013, na quadra do ginásio municipal da cida­de de Abaetetuba. A celebração contou com a presença do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e de seu auxiliar, Dom Teodoro Mendes, do bispo do Marajó, Dom Luiz Azcona, e do bispo da prelazia de Cametá e presi­dente regional da CNBB, Dom Jesus Cizaurre.

Estava presente também o patriarca da Diocese, Pe. Dante Mainini, 95 anos, xaveriano dos bons. Quando foi apresentado ao bispo, uma ovação espontânea por parte do povo ecoou no grande ginásio sem nunca terminar.

 Dom José Maria foi nomeado bis­po pelo Papa Francisco, no dia 3 de julho. A ordenação episcopal ocorreu na sua terra natal de Cametá, no dia 5 de ou­tubro de 2013.

Dom José Maria é o quarto bispo a assumir o serviço da igreja de Abaeté, desde que a região foi desmembrada de Belém em 1961. Começou como prelazia entregue aos cuidados dos padres xaverianos, com Dom João Gazza. Foi proclamada Diocese com Dom Angelo Frosi, xaveriano. Fortificou-se com Dom Flavio Giovenale, que foi transferido para a Diocese de Santarém.

Dom José vai ter tempo e calma para conhecer o grande território da Diocese de Abaetetuba, 28.000 km², com 16 pa­róquias em oito municípios, cuja população passa de 500 mil habitantes, nem todos cristãos.

A cerimônia de posse do novo "Irmão Maior" durou mais de duas horas e foi marcada pela animação dos fiéis que ocuparam a quadra e as arquibancadas do ginásio municipal. As diversas paróquias do interior da Diocese levaram suas faixas e bandeiras para saudar o bispo. “Seja bem vindo ao rebanho que Deus lhe confiou. Acolha, caminhe, permanece com ele a cada dia da sua missão, junto de nós!” (paróquia de Tailândia).

"Tenho tempo, tenho 25 anos para estar com vocês”, disse ele, durante a ho­milia da missa.

"Sejamos uma Igreja em missão permanen­te", "Somos uma família, que se fortalece pela fé e amizade", declarou.

 "Consagro o meu ministério, consagro o povo de Deus, consagro a nossa diocese, à Nossa Senhora da Conceição, mãe de Deus e mãe nossa”. Somos felizes nas mãos de Nossa Senhora. Viva Nossa Senhora da Conceição!

 

Ele conta com todos os batizados, protagonistas da nova evangelização. O seu programa maior é a “pastoral vocacional” aberta a todas as vocações, diáconos em todas as paróquias e sobretudo vocações leigas da família, dos jovens, das comunidades, dos movimentos sociais.

Somos redes de comunidades em missão permanente nos rios, nos igarapés, nos campos, na periferia, nas ilhas, na terra firme, na estrada.

 

Belém 19 de outubro de 2013

Pe. Marcello Zurlo, SX

 

Abaixo, imagens da tarde de 18/10 , povo a espera do Bispo na Praça Cristo Redentor, na entrada da cidade;

  1b  Cristo Redentor em espera do Bispo.JPG  4 O povo esperando a chegada do Bispo.JPG  1 Dom José Maria.jpg

 

 

Celebração da Missa de Posse, dia 19/10/2013:

  13 procissão de entrada.JPG  16 Irmão, Irmã, sobrinhas.JPG   15 a palavra do Bispo.JPG

   17 baixinho no meio dos grandes.JPG    9 As paróquias da Diocese.JPG